14 de nov. de 2009

REALIDADE BRASILEIRA


Companheiro Luiz Inácio, ou melhor... Caro Presidente!
Lá estava eu a caminho das Índias.
Era uma manhã de sol.
O dia estava lindo.
Mas de repente tal como o “Ice Berg” que afundou o “Titanic”.
Fomos surpreendidos por uma enorme tempestade que desviou as caravelas da sua rota original.
Neste momento eu dormia como uma pedra.
Sonhando com as lindas mulheres de minha terrinha.
Acordei assustado ao ver Cabral gritar:
- Terra à vista!!!
Levantei-me com toda raiva e gritei:
- “Cala à boca seu português metido a besta!”
Após uma breve discussão, descemos das caravelas.
E tal qual um guerreiro xavante, com luneta em punho me preparei para o pior...
Ao pisar em terra firme, vi que estava sossegado.
Pois fomos bem recebidos.
Vieram em nossa direção alguns nativos educados.
Usavam panos cobrindo o rosto.
Que para não nos ver pegando peso.
Levaram nossas malas, roupas, carteiras e até celular.
Passou-se mais ou menos 10 minutos.
Chegou outro nativo que educadamente disse:
- E “aê” “gringo” bem vindo ao Brasil!
- Beleza!
Respondi contentemente.
Resolvi então conhecer mais esta terra chamada Brasil.
Continuando a viagem...
O lindo sonho do nada se tornou um terrível pesadelo.
As belas cachoeiras, rios, cascatas!
Descobri que é cascata mesmo.
Pois esta é uma terra decadente.
A real situação resume-se em:
Degradação do meio ambiente.
100% do país Mata Atlântica???
São apenas 5%, e olhe lá senão for menos.
Desigualdade social, poluição, prostituição.
Crianças envolvidas com álcool, drogas e assaltos.
Bom! As crianças ao invés de estudarem, estão envolvidas no mundo do crime.
Tudo me faz sentir, tudo me leva a crer.
“Que a destruição do mundo começa aqui!”
É estado contra estado.
Nação contra nação.
Filhos matando pais.
Pais matando filhos.
Irmãos contra irmãos.
Aqui corro perigo.
Fome, calamidade, peste.
Brasil sinônimo de destruição!
Estou feito cego em tiroteio...
Ah! E por falar em tiroteio...
Acabamos de perder Cabral em um latrocínio.
Caro presidente,
Tenho fé em Jáh!
Que se estiver vivo.
E a crise dos aeroportos acabarem.
Daqui a uns três anos estarei de volta.
ASS: O único sobrevivente da descoberta do Brasil!


Escola Jornalista Manuel Amaral
Alunos: Denise Rosendo Santos
Luciano Silva
Rubyana Fagundes da Silva
Sanielle Sara Santos Amarim
1º “B” – 2008

Prof.ª Maria Edna Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!