14 de nov. de 2009

BRASIL UM PAÍS MARAVILHOSO ESSE, NÃO?


Excelentíssimo Senhor Presidente,
Vou lhe contar como descobri esse país:
Estando no meu iate olhando a bela paisagem, sabe o que avistei?
Um avião? Não!
Um pássaro? Não!
Aproximei-me para observar melhor.
Ao descer encontrei um homem.
Perguntei-lhe que coisa enorme era aquela, ele respondeu que era o Cristo Redentor.
Ao me dizer isso, pediu que eu fizesse o mesmo que “ELE” levantasse as mãos para o alto porque aquilo era um assalto.
Depois de ter sido assaltado, decidi procurar um lugar para dormir.
No caminho, passei por um lugar cheio de crianças.
Pensei que fosse carnaval pelos trajes que vestiam e a algazarra que faziam.
Percebi que não era carnaval coisa nenhuma.
Eles estavam com metralhadoras nas mãos.
Perguntei o que estavam fazendo ali.
Eles mal responderam.
Então lhes falei:
- Lugar de criança é na escola.
Eles me olharam e disseram:
- “Qual é tio”?
Perguntaram se eu queria o produto se não caísse fora!
Pude perceber que o produto que falavam eram drogas.
Continuei seguindo minha jornada.
Procurando um lugar para dormir e comer.
Decidi entrar em um bar.
Chegando lá, encontrei vários homens e mulheres, melhor dizendo moças.
Todas bebendo e sorrindo.
Com a sede que estava fui pedir algo para beber e veio uma moça me atender.
O que era aquilo???
Eu me perguntava.
Ela estava quase nua.
E logo me perguntou:
- Loira?
- Morena?
- Mulata?
- Ou mulher melancia?
- Qual vai querer?
Quase sem fala consegui pedir um copo de água.
Depois encontrei uma senhora até simpática que me perguntou se eu era turista.
Respondi que vim descobrir este país.

A senhora perguntou como poderia me ajudar.
Disse-lhe que estava à procura de um lugar para tomar banho e dormir.
E para minha surpresa parecia até que o nome daquele país era surpresa.
E não Brasil.
Vi crianças cozinhando, servindo, lavando e passando.
Eu podia estar em outro país, mas pra mim aquilo era exploração infantil.
Mas enquanto há vida, há esperança.
Eu vejo pessoas pedindo paz, justiça e igualdade.
Essas pessoas aqui são chamadas de loucas.
Por favor, Sr. Presidente me tire daqui.
E antes que eu me esqueça.
Que seja de navio, pois os acidentes aéreos são muitos.
E a impunidade ainda maior!

Escola Jornalista Manuel Amaral
Alunos: Sabrina Marcela
Sâmire Amorim
Sheyla Maria
Andreza Ferreira
Ana Carolina.
1º “B” - 2008
Prof.ª Maria Edna Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!