18 de out. de 2009

SOBRE O PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS


PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS: um desafio possível no ambiente escolar

Este projeto foi elaborado num momento de formação continuada promovido pela Gerência de Ensino Médio em parceria com a Unidade de Educação a Distância no setor de bibliotecas da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, para bibliotecários e técnicos das Gerências Regionais de Educação.
Cada GRE deveria, como uma das prioridades no momento da formação, elaborar um projeto de incentivo à leitura a partir do Gênero Crônica no ambiente escolar. Com esse objetivo, o grupo de professoras técnicas da Unidade de Desenvolvimento de Ensino, juntamente com um grupo de bibliotecários das escolas jurisdicionadas a GRE, elaborou o projeto “Leitura e produção de crônicas: um desafio possível no ambiente escolar”, cuja finalidade é estimular o uso da leitura como prática social a partir da Biblioteca Escolar e despertar no estudante o gosto pela produção textual através do uso do Gênero Crônica no cotidiano escolar.
A escolha do tema se deu na perspectiva de que “Ler a realidade em que vivemos é manter a esperança de que possamos utilizar nossos conhecimentos, buscando transformar as relações de convivência e, nesse sentido, é necessário democratizar o acesso às informações, ampliar o debate, procurar um novo caminho para o desenvolvimento sustentável e menos desigual”; sendo este o maior desafio do projeto, ou seja, criar nas escolas o hábito de leitura e produção de textos a partir do redimensionamento da Biblioteca Escolar.

EQUIPE DE SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO NA GRE/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!